em 12x sem juros

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
Guia para o Diagnostico Psicopedagogico Clinico: Portfolio Profissional
Subtítulo do livro
Portfólio Profissional
Autor
Coronha
Idioma
Português
Editora do livro
Wak Editora
Edição do livro
1ª EDIÇÃO
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2024

Outras características

  • Quantidade de páginas: 120

  • Largura: 21 cm

  • Peso: 300 g

  • Material da capa do livro: Capa mole

  • Com páginas para colorir: Não

  • Com realidade aumentada: Não

  • Gênero do livro: Educação

  • Tipo de narração: Manual

  • Versão do livro: 2024

  • Tamanho do livro: Médio

  • Escrito em letra maiúscula: Não

  • Quantidade de livros por kit: 1

  • ISBN: 9788578546175

Ver mais características

Descrição

O Guia para o Diagnóstico Psicopedagógico Clínico – Portfólio Profissional é um excelente instrumento para a práxis psicopedagógica, mas pode ser utilizado por outros profissionais envolvidos com a avaliação diagnóstica das funções executivas, cognitivas, conativas, psicomotoras e pedagógicas, como neuropsicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e psicomotricistas.

Oferece indicações precisas de todo o processo de investigação, com sugestão de formulários, testes, atividades, protocolos e outros recursos, auxiliando na constituição e construção do portfólio individual do paciente ou aprendente.

Sumário

PREFÁCIO 11

APRESENTAÇÃO 13

1. MATRIZ DIAGNÓSTICA 17

1.1 Modelo de Matriz Diagnóstica, Analítica e Psicopedagógica 18

2. DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO 19

2.1 Etapas do Diagnóstico Psicopedagógico 20

3. ENTREVISTA INICIAL OU CONTRATUAL 23

3.1. Encaminhamento da Entrevista 24

3.2. Ficha de Identificação da Clínica Psicopedagógica 25

3.3. Enquadramento Psicopedagógico 26

3.4. Sugestão de Contrato de Prestação de Serviço

para a Realização do Diagnóstico Psicopedagógico 27

3.5. Quadro de Rotina 28

4. AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA 29

4.1. Análise do Estudo e Rotina 30

4.2. Interesses e Habilidades Escolares 31

4.3. EAVAP-EF 32

4.4. EAME-IJ 32

4.5. EACI-P 33

4.6. Estilo de Aprendizagem – detecção e estratégias 33

4.7. Ficha de Registro de Entrevista com a Escola do Aprendente 34

4.8. TDE 35

4.9. PROADE 35

4.10. IAR 36

4.11. Coleção PRA-PRÉ 36

4.12. PROCOMLE 37

4.13. PRIPROF-T 37

5. ANAMNESE 39

5.1. PROANA 40

5.2. Linha do Tempo Cromática 41

5.3. Genograma 42

5.4. Anamnese Psicopedagógica para os Aprendentes

do Ensino Fundamental e Ensino Médio 43

5.5. Anamnese Psicopedagógica para os

Aprendentes da Educação Infantil 50

5.6. Raspadinha da Anamnese – Raspou, falou! 54

6. EOCA 55

6.1. Roteiro para a Avaliação da EOCA 57

7. PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS 59

7.1. Formulário de Avaliação das Provas Operatórias 60

7.2. Aprendizagem e Nível de Operatoriedade 64

8. TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS 65

8.1. Provas Projetivas e Domínios 66

8.2. Sugestão de Protocolo de Registro das Técnicas Projetivas 69

9. AVALIAÇÃO MOTORA 71

9.1. POP-TT: Protocolo de Observação Psicomotora 72

9.2. BTN: Bateria de Testes Neuropsicológicos 72

9.3. Manual de Observação Psicomotora – Vitor da Fonseca 73

9.4. EDM III 73

9.5. Avaliação Psicomotora – Roteiro de Anamnese – Fátima Alves 74

10. TESTES E PROVAS COMPLEMENTARES 75

10.1. Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas 76

10.2. PCL-R 76

10.3. Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura 77

10.4. PROLEC e PROLEC-SE-R 77

10.5. ADFLU 78

10.6. Pró-Ortografia 79

10.7. Baralho das Emoções 79

10.8. Víneland-3 80

10.9. Perfil Sensorial 2 80

10.10. APET 81

10.11. TENA 81

10.12. TESTE TOL 82

10.13. Torre de Hanói 82

10.14. Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos 83

10.15. PROMAT 83

10.16. Coleção Papel de Carta 84

10.17. Token Test 84

10.18. TCLPP 85

10.19. Escala de Disgrafia em Crianças

com e sem Dificuldades de Escrita 85

10.20. ETDAH-II 86

10.21. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva 86

10.22. SRS-2 87

10.23. DENVER II 87

10.24. Coleção TIAH/S 88

10.25. Compreendendo os Transtornos

Específicos de Aprendizagem 88

11. SÍNTESE DIAGNÓSTICA 91

11.1. Modelo de Registro – Síntese Diagnóstica Psicopedagógica 92

12. INFORME PSICOPEDAGÓGICO 99

13. DEVOLUTIVA PSICOPEDAGÓGICA 101

13.1. Planejamento da Devolutiva para os Responsáveis 102

13.2. Registro: O Que é Importante Fazer 104

13.3. Modelos de Autoanálise 105

13.4. Exemplos de Exercícios de Autoanálise 107

13.5. Livro Correspondência de Bartolomeu Campos Queirós 108

13.6. Uso Ideal do Tempo 109

13.7. Baralho ABCDE 110

13.8. Livro “O terceiro ouvido de James Misse 110

13.9. Encaminhamento para a Avaliação com Outros Profissionais 111

14. NOTA FINAL 113

POSFÁCIO 117

Garantia do vendedor: 30 dias