Passo A Passo, Seu Caminho Autismo
em 12x sem juros
Estoque disponível
Confira a
Características principais
Título do livro | Passo a passo seu caminho guia curricular para o ensino... |
---|---|
Subtítulo do livro | Guia curricular para o ensino de habilidades básicas |
Série | teorico e pratico |
Autor | Margarida H. Windholz |
Idioma | Português |
Editora do livro | EDICON |
Edição do livro | Última |
Capa do livro | Dura |
Volume do livro | Último |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2020 |
Outras características
Altura: 15 cm
Largura: 30 cm
Peso: 1000 g
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Com concordância: Não
Gênero do livro: Autismo
Tipo de narração: Conto
Com zíper: Não
Escrito em letra maiúscula: Não
Quantidade de livros por kit: 1
ISBN: 9788529010465
Descrição
Subtítulo Guia curricular para o ensino de habilidades básicas
Série teorico e pratico
Língua Português
PASSO A PASSO, SEU CAMINHO: GUIA CURRICULAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES BÁSICAS - 3ª edição revista e ampliada
Margarida Hofmann Windholz
ISBN 978-85-290-1046-5 R$250,00
21 x 28 cm 500 páginas
Este é o primeiro Guia Curricular brasileiro escrito para e com crianças e jovens especiais, que resultou de 15 anos de pesquisas em uma escola de Educação Especial, bem como em outras instituições e clínicas psicológicas. Está redigido de modo essencialmente didático e pode ser aplicado também a pessoas que não tenham limitações.
Ele é o retrato vivo do esforço conjunto de muitas pessoas, que acreditaram na ideia de que: é a cada passo, por menor de seja, que se constrói um caminho.
Seu objetivo é oferecer a profissionais da área de educação e reabilitação, professores, atendentes, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, até mais importante, a pais, uma orientação sistemática para a instalação de habilidades básicas essenciais, para tornar a pessoa especial independente e competente na realização de certas tarefas rotineiras, ocupacionais ou até mesmo, quando possível, acadêmicas, ocupacionais e esportivas.
Três capítulos introdutórios ajudam o leitor a familiarizar-se com a proposta. O primeiro capítulo se propõe responder às perguntas: o que, como, onde, quando e por que ensinar e define a população a que se destina. O segundo capítulo apresenta os programas e seus tópicos principais. O terceiro discute alguns princípios de Análise Comportamental e o procedimento de coleta e análise de dados.
Tais princípios valem não apenas para a lista dos programas nele apresentados, como servem de guia para criar um sem-número de programas curriculares, ocupacionais, acadêmicos ou mesmo esportivos. Nesse sentido é um Guia em aberto, que poderá ser constantemente ampliado. Seu formato favorece que novos conjuntos de habilidades sejam a ele acrescentados, seja pelas descobertas na prática de atuação de pais, professores e profissionais, seja por novas pesquisas e conhecimentos na área de Educação Especial.
O quarto capítulo é um Guia Curricular completo, minuciosamente detalhado. Seus 18 programas permitem a aprendizagem de habilidades fundamentais para o desenvolvimento geral, emocional, social e cognitivo de crianças e jovens, especiais ou não. É principalmente útil para o ensino de crianças e jovens com defasagem ou distúrbio de desenvolvimento ou com problemas orgânicos limitadores.
A crença firme da autora de que todo indivíduo tem o direito e a capacidade de aprender, desde que lhe sejam dadas condições adequadas para tanto, permeia todo o Guia Curricular.
A 3ª edição contém dois textos novos. O primeiro resume as principais contribuições da pioneira Dra. Margarida para o desenvolvimento, em nosso País, da Análise Comportamental (AC), principalmente da AC Aplicada para a educação de crianças e jovens, de modo particular para os que demandam Educação Especial. O segundo, enumera os passos percorridos e indica alguns dos que ainda precisam ser dados, para o pleno desenvolvimento da AC no Brasil.