em 12x sem juros

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
Passo a passo seu caminho guia curricular para o ensino...
Subtítulo do livro
Guia curricular para o ensino de habilidades básicas
Série
teorico e pratico
Autor
Margarida H. Windholz
Idioma
Português
Editora do livro
EDICON
Edição do livro
Última
Capa do livro
Dura
Volume do livro
Último
Com índice
Sim
Ano de publicação
2020

Outras características

  • Altura: 15 cm

  • Largura: 30 cm

  • Peso: 1000 g

  • Com páginas para colorir: Não

  • Com realidade aumentada: Não

  • Com concordância: Não

  • Gênero do livro: Autismo

  • Tipo de narração: Conto

  • Com zíper: Não

  • Escrito em letra maiúscula: Não

  • Quantidade de livros por kit: 1

  • ISBN: 9788529010465

Descrição

Subtítulo Guia curricular para o ensino de habilidades básicas
Série teorico e pratico
Língua Português

PASSO A PASSO, SEU CAMINHO: GUIA CURRICULAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES BÁSICAS - 3ª edição revista e ampliada

Margarida Hofmann Windholz

ISBN 978-85-290-1046-5 R$250,00

21 x 28 cm 500 páginas

Este é o primeiro Guia Curricular brasileiro escrito para e com crianças e jovens especiais, que resultou de 15 anos de pesquisas em uma escola de Educação Especial, bem como em outras instituições e clínicas psicológicas. Está redigido de modo essencialmente didático e pode ser aplicado também a pessoas que não tenham limitações.

Ele é o retrato vivo do esforço conjunto de muitas pessoas, que acreditaram na ideia de que: é a cada passo, por menor de seja, que se constrói um caminho.

Seu objetivo é oferecer a profissionais da área de educação e reabilitação, professores, atendentes, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, até mais importante, a pais, uma orientação sistemática para a instalação de habilidades básicas essenciais, para tornar a pessoa especial independente e competente na realização de certas tarefas rotineiras, ocupacionais ou até mesmo, quando possível, acadêmicas, ocupacionais e esportivas.

Três capítulos introdutórios ajudam o leitor a familiarizar-se com a proposta. O primeiro capítulo se propõe responder às perguntas: o que, como, onde, quando e por que ensinar e define a população a que se destina. O segundo capítulo apresenta os programas e seus tópicos principais. O terceiro discute alguns princípios de Análise Comportamental e o procedimento de coleta e análise de dados.

Tais princípios valem não apenas para a lista dos programas nele apresentados, como servem de guia para criar um sem-número de programas curriculares, ocupacionais, acadêmicos ou mesmo esportivos. Nesse sentido é um Guia em aberto, que poderá ser constantemente ampliado. Seu formato favorece que novos conjuntos de habilidades sejam a ele acrescentados, seja pelas descobertas na prática de atuação de pais, professores e profissionais, seja por novas pesquisas e conhecimentos na área de Educação Especial.

O quarto capítulo é um Guia Curricular completo, minuciosamente detalhado. Seus 18 programas permitem a aprendizagem de habilidades fundamentais para o desenvolvimento geral, emocional, social e cognitivo de crianças e jovens, especiais ou não. É principalmente útil para o ensino de crianças e jovens com defasagem ou distúrbio de desenvolvimento ou com problemas orgânicos limitadores.

A crença firme da autora de que todo indivíduo tem o direito e a capacidade de aprender, desde que lhe sejam dadas condições adequadas para tanto, permeia todo o Guia Curricular.

A 3ª edição contém dois textos novos. O primeiro resume as principais contribuições da pioneira Dra. Margarida para o desenvolvimento, em nosso País, da Análise Comportamental (AC), principalmente da AC Aplicada para a educação de crianças e jovens, de modo particular para os que demandam Educação Especial. O segundo, enumera os passos percorridos e indica alguns dos que ainda precisam ser dados, para o pleno desenvolvimento da AC no Brasil.